Se ela perguntar, diga que estou triste, que já não consigo esquecer de seus olhos esbranquiçados de amor, que já não consigo esquecer do toque de suas leves mãos, que já não consigo viver com a saudade enlutada no peito.
Se ela perguntar, diga que estou sozinho na noite escura, que as estrelas me carregam sobre o vale da melancolia, que me lembro de todos os momentos que passamos juntos, que ainda sinto o toque de seus lábios nos meus.
Se ela perguntar, diga que o soluço de minha alma continua a suspirar pela presença que ainda persiste em estar ali, que o seu cheiro continua entre os lençóis incautos do sonho. Deveras minto se digo que nada estou a sentir, pois a sensação de solidão nem sempre traz uma melancolia saudável.
Se ela perguntar, mostre-lhe um retrato meu a olhar para o horizonte em busca do nada, e diga com a voz mais triste que puder exalar de sua boca que morrerei sem ao menos abraçá-la pela última vez.
Se ela perguntar, mostre-lhe os versos apaixonados que fiz enquanto ainda estávamos juntos, e os que faço agora sem sua adorável presença a me consolar.
Choro feito uma criança sem colo, abandonado pela vida e maltratado por um amor que do futuro apenas resumiu-se em dor. Se ela perguntar, sente-se ao lado dela e conte-lhe que não estou bem, que as paredes geladas do quarto escuro me levam para escuridão, e que em uma hora dessas pode me levar de uma vez por todas dessa miserável vida.
Diga a ela que se não estiver disposta a me perdoar, que ao menos me dê o último beijo. Eu sei que vai doer, eu sei que vou chorar, mas se for para fazê-la feliz, poderei deixá-la partir de vez do meu coração. Porém, se ela puder confiar em mim, far-lhe-ei o ser mais feliz desse mundo.
Apenas diga, se ela perdoar, que a estarei esperando às margens do lindo rio onde a conheci; que a levarei flores e a ela cantarei a melodia mais romântica, e ainda com a prova que sou um novo homem.
Porém, se mesmo assim ela não for, sinto em lhe dizer, mas nunca mais poderá me ver. Mostre-lhe, caso aconteça, apenas esta mensagem: Já que te amo, irei respeitá-la sem que possas me ver, não irei insistir, não irei dizer que me dê mais uma chance, não irei pedir um último abraço, apenas me dê de volta todos os momentos ilusórios que me fizeste passar.
Partirei sem hesitar, com certeza os céus continuarão a chorar. Em outros braços podes dormir, em outros amores podes se distrair… porém, meu amor, em teu coração sempre irei estar, mesmo como símbolo do que um dia fui.