Amanhecia em Lisboa, uma manhã chuvosa e fria. Em todos os veículos de comunicação noticiavase um fato que ocorreu perto de uma montanha a alguns quilômetros da capital.
Tinha-se o relato de três jovens que afirmavam com toda a certeza que moravam em uma ilha amaldiçoada onde todos os habitantes eram presos por meio de uma maldição secular que passava de geração para geração. Não se sabe ao certo como estes jovens foram parar ali.
Sabe-se que um grupo de pescadores em um barco conseguiu avistar os jovens, que imploravam ajuda. O grupo de pescadores ouviu a história contada por eles, do início ao fim. Suspeitam que a embarcação onde os mesmos se encontravam naufragou e, por passarem muitos dias ali, perderam a noção da realidade.
Os jovens afirmam com alto grau de veracidade que aquilo foi real, que tudo aquilo contado realmente aconteceu. Porém disseram que a tal passagem para a ilha ficava em uma casa de madeira, casa essa que não fora encontrada na montanha.
— Conte-nos toda história de como vocês ficaram presos nesta ilha. Conte tudo, com todos os detalhes. — disse o entrevistador de uma renomada rede de televisão de Portugal.
José, com receio de que as pessoas não fossem acreditar em sua história, resolveu ficar em silêncio por alguns segundos.
— Conte para a nossa audiência o que se passou nas montanhas, qual era o barco que vocês estavam que naufragou.
— Nenhum barco naufragou, eu já contei a história para um dos pescadores, ele não acreditou. É difícil fazer as pessoas acreditarem.
— Esclareça tudo isso, as pessoas ficaram curiosas pela história.
— Está bem, irei contar. Mas vocês têm que ouvir, não me interrompam em nada, o que irei falar é algo totalmente diferente, e não foi inventado!
O garoto José contou toda a história que tinha contado para o pescador, e as revelações serviram como base de confirmação para uns, como marketing para outros. Uns achavam que a história confirmava que existia um mundo sobrenatural; outros achavam que se tratava de uma tentativa de a imprensa ganhar destaque.
Decerto, tudo fora bastante interessante. O que você verá a seguir é uma história narrada do que foi contado por José, e confirmado por Mariana e Ágata, quem o acompanhava.
Eis, a seguir, o que pôde ser evidenciado na trama: